English Español

Vamos falar sobre o meio ambiente?



No mês que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), começamos com uma reflexão: precisamos cuidar do espaço que habitamos! Apesar de ter se tornado um assunto comum ao cotidiano, nem sempre vem acompanhado de boas práticas que possam preservar o que temos e diminuir os danos já causados ao ecossistema.


Como agentes do transporte coletivo, temos consciência da nossa responsabilidade socioambiental: somos responsáveis por uma frota composta por 454 ônibus convencionais e 83 ônibus executivos, os Amarelinhos.


Desde o início da operação do Consórcio Fênix, integramos 170 novos veículos à nossa frota, que estão de acordo com o sistema Euro 5 (um conjunto de normas regulamentadoras que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel). Esta configuração representa uma redução severa na emissão de poluentes, contribuindo para a qualidade do ar em Florianópolis.   


E vamos além dos cuidados com a frota! A empresas que integram o Consórcio Fênix também realizam um importante trabalho dentro das suas unidades operacionais. A Canasvieiras reutiliza água da chuva para lavagem dos ônibus, assim como a Emflotur, que também faz reciclagem de lixo e contribui com fornecimento de lixo orgânico convertido em adubo para um sítio da região.


A Transol também investe na coleta de água da chuva para manutenção dos veículos: seu sistema de coleta tem capacidade para armazenar até 50 mil litros! A empresa também conta com um sistema de tratamento de água, que recicla e armazena 80 mil litros de água e permite o descarte adequado dos resíduos. Outra iniciativa da Transol é a coleta seletiva do lixo, feita em parceria com uma empresa especializada que dá o destino correto aos materiais e resíduos descartados pela oficina e demais setores da empresa.


As empresas Estrela e Insular participam do Programa de Resíduos Sólidos, onde são coletados óleos usados e pneus descartados, e do Programa Sem Desperdício, que faz a reciclagem de papéis.


Estes são só alguns exemplos de como levamos a preservação do meio ambiente a sério nas nossas rotinas de trabalho. Agora, queremos inspirar você a se envolver cada vez mais com a comunidade ao seu redor: comece separando o lixo residencial, entregue o óleo usado no preparo de alimentos para alguma cooperativa local, participe ativamente das mudanças que você deseja para o mundo. Só vamos encontrar o equilíbrio se trabalharmos juntos.


Boa leitura!