Português Español

Dia Mundial da Água: repensar o seu uso é preciso

                        Image title

 Você já parou para pensar na sua relação com a água no dia a dia? Do total de água que existe no mundo, só 3% é água doce e dela apenas 1% é de superfície e de fácil acesso. Segundo dados do Ministério das Cidades, o catarinense consome em média 157,10 litros de água por dia - enquanto um africano consome em média só seis litros diários. Por isso, refletir sobre o consumo consciente deste recurso essencial para a vida humana é urgente.


Algumas ações voltadas para o uso inteligente da água estão em prática nas empresas que integram o Consórcio Fênix e podem facilmente ser adotadas por você, na sua casa ou local de trabalho.

Dia 

Na Emflotur, a água da chuva é coletada em reservatórios para uso posterior na lavagem dos ônibus. Na Estrela/Insular, a reutilização da água é uma prática diária e gera economia.  A Canasvieiras instalou uma central de tratamento, que só em 2017 tratou incríveis 8.265.000 litros de água.


Outra empresa que integra o Consórcio Fênix e também conta com uma central de tratamento é a Transol, que faz a reciclagem da água e captação da água da chuva. Um ótimo exemplo de reaproveitamento e descarte ecologicamente correto.


Estes são apenas alguns dos exemplos de pequenas mudanças que fazem a diferença. E você, que tal investir em novos hábitos em prol da preservação da água? Confira algumas dicas: evite banhos longos; escove os dentes com a torneira fechada; aposente a mangueira na hora de lavar áreas externas; fique atento e conserte vazamentos antes que eles ocasionem mais prejuízos para o seu bolso e para o meio ambiente. Neste Dia Mundial da Água (22/03), vamos contribuir para juntos fazermos a diferença!